Vênus e Júpiter farão um espetáculo no céu neste domingo e segunda

No amanhecer da próxima segunda-feira (13/11), o brilhante planeta Júpiter passará por um planeta ainda mais brilhante, Vênus, formando uma conjunção espetacular entre os dois planetas mais luminosos do céu noturno.

Já faz algum tempo que Vênus domina o céu antes do amanhecer, mas Júpiter estava escondido, e passou recentemente pela conjunção com o Sol, no dia 26 de outubro. E quando um objeto está muito próximo do Sol, observá-lo é uma tarefa complicada ou até impossível… mas agora, Júpiter começa a ganhar altura e surgir no horizonte leste um pouco antes do amanhecer.

Na madrugada de domingo (12/11), a distância aparente entre os dois planetas será menor do que 1 grau. Já na manhã de segunda-feria (13/11), Vênus e Júpiter brilharão quase como um único objeto, pois estarão separados por 0.28 graus. A maioria dos telescópios irá mostrá-los no mesmo campo de visão – uma bela chance para fotografá-los juntinhos!

Apesar dos dois planetas aparentarem estar quase grudados no céu noturno, Vênus estará a 246 milhões de km da Terra, e Júpiter a 956 milhões de km. Ou seja, é uma ilusão de proximidade magnífica! Acima poderemos ver tambem a Lua e o planeta Marte.

Mas devemos enfatizar que, para observar esse belíssimo encontro celeste, é necessário um horizonte limpo e livre de objetos que possam obstruir sua visão, como árvores, muros, etc… Nesse caso, estamos falando do horizonte leste, onde o Sol nasce. Procure por um local alto, onde você consegue ver o Sol nascer perfeitamente.

O encontro promete chamar a atenção do público, e mesmo aqueles que não sabem do evento, com certeza irão se deslumbrar com o brilho intenso dos dois planetas. E provavelmente não será incomum ouvir “relatos de OVNIs” pela internet, até porque tudo ocorrerá bem próximo do horizonte.

Claro, outros encontros ocorrerão, sempre a cada 13 meses, mas a proximidade entre os dois corpos não será igual a essa.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!

Fonte: Galeria do Meteorito

Comments

comments

Inline
Inline