Sommeliers cegos visitam vinícola em São Roque

Eles conheceram uma plantação de uva e até esmagaram a fruta com os pés para fazer vinho.

As vinícolas são os principais atrativos turísticos de São Roque (SP). Juntas, produzem mais de 10 milhões de litros da bebida por ano.

Milhares de turistas visitam o município todo fim de semana. Boa parte dessas pessoas busca um bom vinho.

Um grupo de cegos também fez esse programa dentro do projeto chamado “Ver o Vinho”. Nesse caso, ver não significa enxergar a paisagem, mas sentir as frutas. O projeto é organizado pela sommelier Daniela Romano, que faz treinamentos específicos para grupos de cegos e pessoas com baixa visão.

Os visitantes descobriram o processo de produção de vinho de uma maneira diferente. Eles puderam tocar as videiras em busca dos cachos de uva.

Para a aposentada Sandra Taioli Monteiro, a pinotage foi a variedade que mais a impressionou. Ela comemorou a oportunidade de poder conferir o tamanho, o formato da uva.

Daniela Aparecida Rodrigues dos Santos, oficial de promotoria, encheu a cesta e comentou que a experiência na plantação foi única, ainda mais quando se leva em conta o clima, o solo e a história por trás do vinho.

Os visitantes puderam ainda esmagar a uva para fazer a bebida. O grupo foi convidado a entrar na tina e fazer o trabalho com os pés, da mesma forma que os antigos colonos.

Fonte: G1

Comments

comments

Inline
Inline