Prefeitura de Cotia vai implantar ‘motolância’ no SAMU

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Cotia vai ganhar reforço.

Além das ambulâncias, ele vai passar a contar com “motolâncias”, como são conhecidas as motos adaptadas para agilizar os primeiros socorros em casos de emergência.
Integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cotia participaram do curso de formação para motociclistas voltado a profissionais do SAMU com formação em enfermagem. O objetivo do curso ministrado pelo Grupo de Motolância Atendimento de Urgência (GMAU) de Guarulhos é dar capacitação com técnicas de pilotagem e atendimento em primeiros-socorros em motocicleta.
A participação de Cotia vem ao encontro do novo projeto da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, que é implantar o serviço de motolância no SAMU da cidade.
“Com profissionais habilitados e treinados para este tipo de atendimento, teremos condições de chegar mais rapidamente a locais afastados e já iniciarmos os primeiros-socorros”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde. “Se for o caso de remoção do paciente, este já estará sendo atendido até a chegada da ambulância”, completou.
Cotia conta com três enfermeiros do SAMU capacitados e aprovados pelo GMAU. Todos passaram por um curso de 60 horas e, para dar início ao serviço de motolância, a Secretaria de Saúde já solicitou a aquisição de duas motocicletas.

“O primeiro passo, e o mais difícil, dada a dificuldade e exigência do treinamento, já foi dado. Assim que as motocicletas chegarem implantaremos a motolância de imediato”, completou Magno Sauter.

Comments

comments

Inline
Inline