Prefeitura de Cotia investe em tecnologia para a segurança pública

Dar uma rápida resposta em caso de crime, identificar suspeitos, inibir a ação de criminosos estão entre as diversas vantagens de instalação dos Totens de monitoramento que a Prefeitura de Cotia começou a instalar em pontos estratégicos da cidade. Inicialmente, serão quatro totens em funcionamento piloto equipados com quatro câmeras fixas com captação de imagens em 360 graus, controle de zoom com aproximadamente 800 metros de alcance, sistema de iluminação noturna e comunicação direta com a Cecom (Central de Comunicação) da Guarda Civil Municipal (GCM).

O primeiro Totem a ser instalado foi o da Avenida Professor Mathias de Camargo, no centro e, em breve, a Granja Viana, o Atalaia e Caucaia do Alto contarão com o moderno sistema de segurança. As imagens são acompanhadas pela central de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal. “Nossa gestão tem elencado as prioridades em todas as áreas e, na Segurança Pública entendemos que uma Guarda preparada e com recursos tecnológicos em seu favor, vamos combater efetivamente a criminalidade e aumentar a segurança da população de nossa cidade”, disse o prefeito Rogério Franco.

Por meio do sistema de comunicação com a Cecom, a população poderá acionar a Guarda Civil Municipal em caso de emergência. “Cotia coloca a tecnologia em favor da segurança. As viaturas foram renovadas, começaram a ganhar tablets e câmeras internas e agora os modernos totens de segurança”, destacou o prefeito.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, o vice-prefeito Almir Rodrigues, os totens estarão em locais estratégicos e de grande passagem e concentração de pessoas. “A expectativa é a diminuição da criminalidade, uma vez que a iniciativa deve coibir a ação dos bandidos nestes locais que foram definidos devido à grande concentração de pessoas”, disse Almir. Segundo ele, a principal vantagem da tecnologia será a redução nas ocorrências.

Comments

comments

Inline
Inline