Prefeitura de Cotia anuncia construção de museu e revitalização da praça Matriz

O prefeito de Cotia Rogério Franco apresentou o projeto de revitalização da Praça Matriz. O projeto além da revitalização prevê a construção do 1º Museu Histórico da Memória de Cotia.

De acordo com a secretaria de desenvolvimento urbano foi encontrado na praça uma área livre de 500 metros quadrados durante a inspeção do local, onde de acordo com os arquitetos e engenheiros viabilizam a construção do Museu.

A revitalização da Praça da Matriz e a construção do primeiro museu da cidade estão previstas no projeto batizado de “Revitaliza Cotia”, lançado no início deste ano pelo prefeito Rogério Franco e que prevê, entre outros, dois grandes projetos para a cidade: o Revitaliza Cotia Caucaia do Alto e Revitaliza Cotia Granja Viana.

“Como é uma área antiga e nobre do município e Cotia não tem nada parecido, surgiu a ideia de um museu histórico no local”, afirmou José Roberto Barauna Filho, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Para Ana Paula Cardoso Lopes, 22 anos, moradora do Parque Mirante da Mata, Cotia dará um passo para o futuro se puder conhecer o seu passado. “Moro em Cotia, mas sou de Ibiúna e, diferentemente daqui, lá as pessoas conhecem mais a história do município, cantam o hino da cidade. Acredito que um museu em Cotia será mais do que um ponto turístico, será um ponto de estudo e de cultura para os mais jovens”, disse.

A opinião foi compartilhada por Abner Soares Marques, 21, que trabalha em uma banca de jornal na Praça da Matriz. “Sou de Cotia, moro no Jardim Lavapés e vejo que as pessoas não conhecem a história da nossa cidade. Vai ser uma boa o museu”, opinou.

Para viabilizar a construção do Museu Histórico de Cotia, a Prefeitura utilizará verba de contrapartida da Secretaria da Habitação. O valor do projeto está calculado em cerca de R$ 300 mil.

 

Fonte Assessoria de imprensa da Prefeitura de Cotia.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline