Notificação de IPVA não virá mais por carta; saiba como consultar

As notificações de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não serão mais enviadas por carta para os motoristas do Estado de São Paulo.

Os proprietários de automóveis registrados no Estado de São Paulo podem conferir o valor do Imposto na rede bancária ou pela Internet, por meio do número do Renavam e da placa do veículo.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o fim do envio da notificação por carta tem o objetivo de evitar o extravio de documentos, além de “contribuir com as boas práticas de sustentabilidade”.

Vencimento

Para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, o vencimento começa em 9 de janeiro. Os contribuintes podem pagar o IPVA 2018 em cota única, com desconto, ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo.

Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto, de acordo com a tabela de vencimentos. O prêmio do seguro obrigatório DPVAT deveser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou com a cota única.

Veja abaixo tabela de vencimento do IPVA em SP:


Licenciamento

Cada vez mais, o Governo de São Paulo tem adotado os meios eletrônicos para a prestação de serviços públicos, o que facilita a vida do cidadão, que não precisa se deslocar e pegar filas para atualizar um documento.

No caso do licenciamento de veículos, por exemplo, não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para fazer o pagamento. Basta informar o número do Renavam ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências bancárias (bem como no Internet Banking).

Para receber o documento em casa, o cidadão paga R$ 11 a mais pela postagem dos Correios. Neste caso, o documento é emitido automaticamente e a entrega é realizada em até sete dias úteis no endereço de registro do veículo, por isso é importante estar com o cadastro atualizado no órgão.

Quem preferir solicitar e retirar o documento pessoalmente, é só ir até um posto Poupatempo ou unidade do Detran.SP da cidade onde o veículo está registrado, com o comprovante de pagamento e a identidade. Independentemente do último número da placa, o motorista que desejar pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento junto com o recolhimento do IPVA.

Comments

comments

Inline
Inline