Museu de Anatomia Veterinária na USP é aberto a visitação

Uma viagem de aprendizado pelo organismo dos animais. É isso que oferece o Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva (MAV), órgão de integração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do museu é desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas áreas de morfologia e anatomia animal.

O MAV foi aberto à visitação pública em 1984 e atualmente conta com pouco mais de mil exemplares formado ao longo dos anos, resultado de trabalhos de pesquisa, ensino, doações e permutas, ele é composto por esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de diversos animais vertebrados.

A grande maioria das peças é de mamíferos, havendo, entre estes, representantes aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, equídeos, bovídeos, suídeos e primatas, incluindo a espécie humana. Além disso, há modelos didáticos para ensino de anatomia.

Os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a anatomia de algumas espécies em uma verdadeira aula de veterinária durante um passeio pelo local. Atualmente, o museu conta com a exposição “Dimensões do Corpo: da anatomia à microscopia”, e tem o objetivo de mostrar com detalhes os animais, não só a parte externa, mas a interna, como o funcionamento do coração, rins, fígados e outros órgãos.

serviço

Museu de Anatomia Veterinária FMVZ USP
De terça à sexta-feira, das 9h às 17h e sábado, das 9h às 14h
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 – Cidade Universitária – Butantã, São Paulo
Entrada: R$ 6, meia R$ 3 | Gratuito todas as terças
mavfmvz@usp.br 
(11) 3091-1309
www.mav.fmvz.usp.br

Comments

comments

Inline
Inline