Mata da Câmara

Com área total de 54 alqueires de muito verde e repleta de mananciais. A Mata da Câmara é sinônimo de preservação da natureza, porém o espaço que deveria ser o orgulho para São Roque, atualmente está desativado.

Perfeita para relaxar durante uma caminhada em meio a Mata Atlântica e aprender mais sobre ecologia e meio ambiente, a Mata da Câmara é sinônimo de preservação da natureza, porém está novamente desativada.

Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO, a Mata da Câmara é a maior reserva ecológica da região. Em sua flora é possível encontrar diversas espécies, como: peroba, cedro, pau d’alho, amoreira, figueira branca, jatobá, canela e ipê. E sua fauna conta com lontras, veados, esquilos entre outros animais e aves.

Em 1932 tornou-se estação ecológica e em março de 1999 foi transformada em Parque Natural Municipal. Além da fauna e flora, a mata possui trilhas como a do lago com cerca 4.800 metros com percurso de em torno de 1h30 e outras como as das pedras e da divisa com tempo de caminhada de 40 minutos.

Em setembro de 2000 foi inaugurada como Escola Municipal de Educação Ambiental “Mata da Câmara” e ao longo deste ano vem recebendo diversas visitas, principalmente, de estudantes e professores da rede pública e particular e tem sido referência na questão ambiental. Os alunos eram recebidos na entrada por um dos monitores que começam explicando sobre o enunciado da placa de entrada e, em seguida, a aula continua até a chegada na escola onde os alunos analisam vários gráficos sobre o consumo da água e o desmatamento da Mata Atlântica, além de mapas, sementes e algumas rochas. Depois iniciam a caminhada nas trilhas analisando a fauna e flora. O passeio tem duração de 25 a 40 minutos dentro da mata.

Em 2011, após alguns meses em obras, a Administração Municipal colocou novamente a disposição de toda a população a escola ambiental da Mata da Câmara, totalmente revitalizada e acessível. A obra, executada pela empresa Massad engenharia custou R$132.190,28 aos cofres públicos.

Visitamos o local que ainda consta como ponto turístico da Estancia Turística de São Roque em abril deste ano e o mesmo estava ermo e sem segurança, entretanto continua lindo.

Endereço: Estrada Mario de Andrade, S/N – São Roque- Fácil de chegar e bem sinalizada.

Possui local para estacionar.

Entrada Gratuita

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline