Famílias participam do tradicional Desfile dos Carros de Lenha em São Roque
O primeiro desfile foi há mais de 100 anos, em agradecimento aos agricultores da época que doaram lenha para ajudar a igreja na compra de uma imagem de São Roque (SP).
A cidade de São Roque (SP) completa 361 no dia 16 de agosto e uma comemoração festeja uma tradição centenária: o tradicional Desfile dos Carros de Lenha na cidade, realizado neste domingo (5).
Todo ano, os carreiros se encontram em um sítio de São Roque de onde saem os carros para o centro da cidade. É um dos dias mais esperados do ano para eles, já que eles têm a oportunidade de manter viva a tradição.
O barulho dos carros de boi já foi muito ouvido na cidade na época em que a lida na lavoura e o transporte da produção eram feitos com ajuda de animais.
O carreiro Ronaldo Santos lembra bem o quanto o carro de boi já foi útil. Hoje é relíquia de família, preservada com carinho.
Foi ele quem ensinou os animais a puxarem o carro e tem todo um jeitinho de lidar com eles, nem os nomes das duplas de trabalho são por acaso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/l/H/9dR4yNTD6dLKAm6jXrWg/festa-sroque.png)
O carreiro veio do interior de Minas Gerais só para participar do tradicional Desfile de Carros de Lenha de São Roque. E ele até arrumou um ajudante, o João Pedro, de apenas dez anos.
O Joaquim e o irmão, que são produtores rurais, também ensinam as filhas como lidar com os bois no dia-a-dia no sítio da família. Os animais da raça Nelore foram treinados desde novinhos.
“É um orgulho, né. Fazer o que a gente gosta. Estar onde a gente gosta. O pessoal recebe a gente muito bem. A gente fica muito feliz”, afirma o carreiro José Carlos.
Na avenida principal no centro da cidade, muita gente espera ansiosa para ver o desfile que marca a abertura das Festas de Agosto, em homenagem a São Roque.
As festividades celebram a importância da agricultura na economia da cidade e também a devoção das famílias no santo peregrino.
“A nossa festa é a referência pra nós. Nós vivemos essa festa o ano todo. A nossa festa é o ponto central da nossa cidade e do nosso povo”, afirma José Dias Bassos, organizador da festa.
É um dia de alegria e fé. Crianças, jovens e adultos participam. O desfile conta ainda com fanfarra, encenação da história do padroeiro, dança e muita cultura caipira.
O primeiro desfile foi há mais de 100 anos, em agradecimento aos agricultores da época que doaram lenha para ajudar a igreja na compra de uma imagem de São Roque.
A imagem do padroeiro veio da França de navio até Santos e chegou a São Roque em um carro de boi, igual aos usados no desfile.
Fonte: G1