Em Cotia, 90% dos pacientes da rede municipal de saúde estão com cadastros desatualizados

Dados da Secretaria de Saúde de Cotia mostram que 90% dos pacientes da rede municipal estão com seus cadastros desatualizados. A situação, de acordo com a pasta, dificulta o contato com pacientes que aguardam a abertura de vagas para consultas com especialidades médicas e exames e, muitas vezes, prejudica o próprio paciente que aguarda disponibilidade de vaga e não é localizado pela secretaria.

Para atualizar o cadastro, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com documentos e comprovante de endereço.

EMuita gente fornece como contato o número de celular, mas acaba mudando e esquece de atualizar. É importante para a gestão da saúde e para a população que o cadastro esteja o mais atualizado possível”, disse o prefeito Rogério Franco.

De acordo com ele, em breve, a Prefeitura de Cotia colocará em funcionamento o serviço de SMS para lembrar os pacientes sobre a data de suas consultas e exames médicos, portanto, o serviço só vai ser eficiente com pacientes que mantiverem seus cadastros atualizados.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que o serviço de SMS – paralelo ao cadastro de pacientes atualizado – reduza o alto índice de absenteísmo no município.

Levantamento de 2017 mostrou que a falta a consultas médicas na rede municipal chega a 33% e, a exames e procedimentos, 40%”, informou Magno Sauter, Secretário de Saúde.

Ele explicou que o impacto desta situação é muito negativo no serviço e que a Secretaria está empenhada em reverter este cenário, tanto com a disponibilização do serviço de SMS como com a atualização dos contatos dos pacientes.

Comments

comments

Inline
Inline