Cotia registra baixa procura pela vacina contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Cotia imunizou 6.484 pessoas contra a gripe Influenza durante a mobilização nacional conhecida como Dia D. A Ação contra a doença – que já matou quase 160 pessoas em todo o País somente este ano – aconteceu em quinze Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, no último no sábado (12/05). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% do grupo considerado de risco até o final da campanha, até o momento, 37,79% da população alvo foi imunizada.

“O público alvo é defino pelo Ministério da Saúde com base no risco que estas pessoas têm de desenvolver formas mais graves da doença e por serem consideradas de maior potencial de transmissão do vírus”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia. “Ainda estamos com a meta bem abaixo do esperado, mas é importante que o público de risco se conscientize da importância de se vacinar e procure a UBS mais próxima”, completou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o público que está com a maior cobertura é o de idosos. Os piores índices de imunização estão entre as crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas e professores. “O vírus tem grande poder de contágio com a chegada do frio, por conta de ambientes mais fechados. E, entre as crianças o risco é considerável, já que os menores não têm as noções de proteção como um adulto, situação que potencializa as chances de adoecer”, salientou Magno Sauter.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, gratuitamente. A dose aplicada na campanha é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).

Quem deve se vacinar contra a Influenza?

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está disponível para profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis).

Onde se vacinar?

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os endereços das UBS’s de Cotia estão disponíveis aqui.

Quando?

Até 1º de junho, das 9h às 16h.

Por que se vacinar contra a Influenza?

Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, além de causar sintomas como febre, nariz entupido, cansaço, dor no corpo e estar por trás de complicações como pneumonia e infarto.

Fotos: Vagner Santos

 

Comments

comments

Inline
Inline