Chama Segura distribuirá kits de gás de cozinha, em Cotia

Por meio da Campanha Chama Segura, o Corpo de Bombeiros, do 18º GB, traz para a população de Cotia orientações sobre prevenção de acidentes e incêndios envolvendo o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás de cozinha. A campanha acontecerá no dia 16 de dezembro, das 8h às 12h, nas dependências da Associação Atitude de Amor, que fica na rua da Prata, 224, Jardim Nomura, onde a população poderá levar o seu kit de gás antigo e documento de identificação e fazer a trocar por um novo.

A Campanha é realizada por meio de uma parceria entre a Liquigás e o Instituto Mensageiros que disponibilizará 100 kits contendo (1 registro, 1 mangueira e 2 braçadeiras). Os munícipes poderão levar os seus kits que estejam sem condições de uso ou que nunca foram trocados (o prazo de validade é cinco anos).

O foco é a prevenção e a redução do número de acidentes e incêndios domésticos envolvendo o GLP (gás de cozinha) por meio da educação pública, onde os bombeiros educadores instruem a população sobre a maneira correta de acondicionar, instalar e manusear o botijão, bem como manusear corretamente o kit de instalação (válvula, regulador de pressão e abraçadeiras).

No ano de 2011 a Campanha obteve o resultado positivo de aproximadamente 7.000 kits trocados em 22 ações executadas em diferentes áreas do Estado de São Paulo, diminuindo assim, consideravelmente o risco de acidentes de incêndio nas regiões beneficiadas por esta ação.

Segurança

O GLP não é venenoso, mas é asfixiante e inflamável. Para evitar acidentes os Bombeiros orientam sobre a correta instalação do botijão e sobre atenção aos sinais de vazamentos. Caso o vazamento ocorra e a pessoa sinta o cheiro do gás, é preciso fechar a válvula do botijão imediatamente e abrir todas as janelas e portas; não acionar interruptores de luz, desligar a energia elétrica do imóvel e levar o botijão para um local ventilado. Como o GLP é mais pesado que o ar, ele pode ficar acumulado em garagens e armários, por isso é importante ventilar os espaços.

Os Bombeiros orientam as pessoas a saírem imediatamente de locais com vazamento de gás, com fogo. É preciso pedir ajuda pelo 193 e, em situação de segurança, a chama só deve ser combatida com extintor de incêndio de pós químico seco.

Campanha Chama Segura(1)

Comments

comments

Inline
Inline