Canudos de plástico podem ser proibidos em comércios de Cotia

A Câmara Municipal de Cotia aprovou na terça-feira (12), a proibição do uso de canudos de plástico no comércio da cidade. O Projeto de Lei nº 21/2018, de autoria do Presidente da Casa, vereador Paulinho Lenha (PSB), recebeu dez votos favoráveis e segue agora para sanção do Executivo.

O texto define que restaurantes, bares, lanchonetes, barracas, ambulantes e similares sejam obrigados a fornecer somente canudos de papel biodegradável ou reciclável, embalados individualmente com material semelhante. A proibição deve passar a valer em 1º de janeiro de 2019, para que haja tempo de adaptação do comércio.

“Nós temos rios e córregos em Cotia e vemos o mal que o lixo faz aos animais. É um problema que vai aumentando cada vez mais se não nos conscientizarmos e tomarmos as atitudes necessárias”, afirma Paulinho Lenha.

Na Justificativa da matéria, o parlamentar cita que 13,5% do lixo produzido no país em 2017 foi plástico, que demora mais de cem anos para se decompor e causa sérios danos ao meio ambiente.

Fonte: Folha de Cotia

Comments

comments

Inline
Inline