Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, lindo e colorido templo mariano, em Cotia

Em meio às festividades da Páscoa, o Fique por Dentro, leva você à Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também conhecida como Igreja dos Arautos do Evangelho.

Localizada em Cotia e a 8 quilômetros (15 minutos) do centro de Embu das Artes. Em um amplo complexo de 40 mil metros quadrados, unindo a harmonia da natureza a um belo conjunto de construções.

 

A estrutura começou a ser construída em 2005 em estilo gótico se destacando em meio de uma natureza exuberante.

Ao lado direito, da deslumbrante Basílica, podemos ver o alojamento onde os membros dessa ordem estudam e aproximadamente 200 residem.

Ao entrar na Igreja parece que estamos entrando em outro mundo! Com cores fortes que alegram e iluminam todo o ambiente!



Apesar de sua aparente fragilidade, os arcos góticos são tão robustos que possibilitaram a retirada das paredes que antes, com os arcos românicos, eram necessárias para suportar o peso do teto. Uma vez retidas as paredes surgem os vitrais, uma das formas de beleza mais atraentes das igrejas góticas.

Os vitrais são uma maravilha à parte! O sol que por eles se reflete, ajuda a deixá-los ainda mais vivos. Não deixe de contemplar todos detalhes, que são feitos a mão pelos próprios membros.

Os Arautos se destacam por sua extraordinária beleza, transcendência que leva a Deus.  Quis unir com ela o homem a Deus, o material e o espiritual, por isso os dois lados bem marcados de suas ogivas. Tudo banhado pela luz dos vitrais, que envolve de sobrenatural tudo aquilo que toca.

Assim devem ser nossas almas, sempre unidas a Deus, banhando-se nas luzes salutares da Igreja Católica.


Os Arautos realizam as atividades do Projeto Futuro e Vida e auxiliam o Colégio Arautos do Evangelho, procurando, por meio de seu carisma e espiritualidade, levar a juventude a cumprir o apelo feito por Sua Santidade o Papa Bento XVI no encontro mundial da juventude: “jovens sede santos”!

Visitação e Missas

As visitas são monitoradas e ocorrem de Segunda à Sexta, das 8h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 e aos finais de semana das 8h00 às 18h00.

As Missas ocorrem de Segunda à Sexta às 19h30h, Sábado às 12h e 17h e aos Domingos: às 8h, 10h, 17h e 19h. As confissões ocorrem durante as missas.

Começa hoje (13/04) a programação de Páscoa, hoje a celebração será às 20h, na sexta-feira santa (14/04) será às 15h00 e no sábado (15/04) às 20h.

Endereço: R. dos Agrimensores, 183 – Chácara Ondas Verdes, Cotia – SP, 06715-580

Conheça também um pouquinho da história

Os Arautos do Evangelho é uma ordem religiosa, fundada pelo monsenhor João Scognamiglio Clá Dias em 2001 e elevada a Sociedade de Vida Apostólica por Decreto Vaticano em 2009, atualmente está espalhada por 78 países.

A Ordem é composta predominantemente por jovens, que praticam o celibato e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias. Seus membros se propõem a observar a obediência, a pobreza e a castidade a exemplo de muitas ordens religiosas como os Franciscanos e os Carmelitas.

Nos Arautos do Evangelho, as referências aos cavaleiros medievais estão em diversos detalhes.

Além das botas de cano alto que representam o carácter missionário, e abnegado, os membros da associação vestem-se com um longo hábito marrom, estampado com uma grande cruz, com pontas estilizadas que lembram flores de lis, essa é inspirada na Cruz de Santiago de Compostela: símbolo por excelência do peregrinar em busca da Pátria Celeste. O branco da cruz representa a pureza de doutrina e de costumes; o vermelho reflete o amor e o desejo da fidelidade levado até o holocausto, imagem do Preciosíssimo Sangue vertido por Jesus até a última gota. O dourado exprime a beleza e a excelência da santidade à qual todos batizados são chamados.

A cintura dos Arautos é ornada com uma corrente de ferro, símbolo de sua condição de escravos da virgem Maria, assim como um rosário, que é a “arma espiritual” de seus membros.

Comments

comments

Um comentário em “Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, lindo e colorido templo mariano, em Cotia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline